Segundo a OMS (Organização mundial da Saúde) mais de 2 milhões de pessoas sofrem de gastrite no mundo. Por isso no Blog Homeopatia e Saúde, o Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, da Clínica Similia, foram buscar informações para você evitar e, se preciso for, tratar esse mal.
Sintomas
Azia, queimação, dor na parede do estômago, procure um médico, de preferência um homeopata, pois você pode estar com gastrite. Os principais sintomas são:
- Indigestão
- Queimação e azia
- Náuseas
- Vômitos
- Perda de apetite
- Dores abdominais.
Causas
Segundo a OMS (Organização mundial da Saúde) mais de 2 milhões de pessoas sofrem de gastrite no mundo, mas quais os principais fatores para um número tão elevado?
O Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, médico homeopata da Clínica Similia, presidente da AMHB (Associação Medica Homeopata Brasileira) e vice presidente da APH (Associação Paulista de Homeopatia), explica que um dos principais fatores para um número tão alto de pessoas que sofrem com gastrite é a alimentação que temos hoje em dia:
“O principal fator é a alimentação não saudável, que chamamos de junk food. Principalmente se a pessoa se alimenta por muito tempo de forma errada”, descreve Dr. Ariovaldo Ribbeiro Filho.
Outro fator apresentado pelo médico homeopata é a questão da hereditariedade. “Outro agente é a hereditariedade, seja em ter casos na família, ou pertencer a determinadas etnias, como negros e japoneses, que tem mais chances de desenvolver doenças no aparelho digestivo. Além disso, o consumo de álcool e cigarro, e uso indiscriminado de medicamentos também são nocivos e contribuem para o aparecimento da gastrite ou outras doenças do aparelho digestivo” exemplifica o médico.
O Dr. Ariovaldo levanta também que hábitos tóxicos para a saúde no geral, como stress e ficar longos períodos sem se alimentar também contribuem para o surgimento da gastrite.
Prevenção
Para o Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, a prevenção da gastrite consiste em ter uma vida saudável. “Alimentar-se de forma saudável, não ficando muito tempo sem comer, buscar atividades físicas, que contribuem para a diminuição do hormônio do stress no organismo, não beber, não fumar”, recomenda o médico.
Tratamento
Como sempre ressaltamos no Blog Homeopatia e Saúde, a Homeopatia é um ramo da medicina, que trata o indivíduo, e não a doença. Normalmente o tratamento da gastrite passa por uma mudança significativa de atitudes diante dos hábitos alimentares e de vida. E a homeopatia pode ajudar nesse processo.
Se você identificou alguns dos sintomas, procure um médico homeopata de sua confiança e agende uma consulta.
Alimentos permitidos x proibidos
Se você já está sentindo os sintomas da gastrite, evite esses alimentos:
- Alho
- Doces
- Limão
- Queijos
- Frituras
- Abacaxi, laranja e outras frutas cítricas
- Pimenta
- Adoçante
- Catchup e mostarda
- Chocolate
- Embutidos, temperos fortes e molho de tomate
- Bebidas como café, álcool, refrigerante, guaraná em cápsulas ou em pó, energéticos em lata e também as muito quentes
Esses alimentos ajudam a proteger o estômago
- Ovo
- Mamão
- Batata
- Brócolis
- Gelatina
- Pão integral
- Iogurte
- Água de coco e sucos naturais diluídos em água
Olá pessoal, primeiramente parabéns pelo post. Muito esclarecedor!
Agora uma dúvida: Todos os tipos de frutas cítricas não são indicadas para pessoas com caso de gastrite nervosa? …
Existe alguma lista de frutas indicadas e outra com frutas não indicadas para quem tem gastrite? Sem sim, tem como disponibilizar para nós?
Desde já agradeço,
Raphael Alves do Amaral
Olá Raphael
Obrigado por sua mensagem.
O interesse é você consultar um médico de sua confiança, para que ele indique o ideal para o seu caso. Mas de modo geral, as frutas cítricas não são indicadas para quem tem gastrite.
Um abraço
Equipe Blog Homeopatia e Saúde
Pessoal, poderiam me ajudar?
Na homeopatia geralmente utiliza-se o álcool na composição dos remédios, mas o álcool não é recomendado para quem tem gastrite. Existem fórmulas sem álcool?
Hoje eu tomo Arsenicum album 6ch, Nux/Vomica 6ch, Hydrastis 6ch e Dulcamara 6ch, em gotas, mas creio que o alccol da composição está me fazendo mal que interrompi o uso por 2 dias.
Olá Roque
Na consulta comente com o seu médico, sobre o seu incomodo. Há outras formas de diluir o remédio.
Obriga
Tbem queria saber sobre o alcool este pode prejudicar quem tem exofagite ou este alcool nao é prejudicial
Cara Nágela
Agende uma consulta com um médico homeopata de sua confiança. Apenas em consulta o médico poderá dizer se para o seu caso um idem é permitido ou faz mal.
Obrigado
Tem como erradicar h pylori com a homeopatia?
Ola Gisela
A Homeopatia é um tratamento para a pessoa. Há boas chances de contribuir para o organismo expulsar o vírus do Hpylori. Vai depender de diversos fatores que o médico em consulta avalia e orienta.
Agende uma consulta com um médico homeopata de sua confiança.