O glaucoma é um mal que, silenciosamente, atinge a mais de um milhão de pessoas no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse mal é a segunda causa de cegueira no mundo. Por isso, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) instituiu o dia 26 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Glaucoma”. E o Blog Similia Homeopatia e Saúde vai ajudar nessa campanha. A informação e a prevenção são os maiores remédios para esse mal. Passe adiante.
Glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva, isso é, a deterioração das fibras do nervo óptico. Segundo o oftalmologista Lech M. Szymanski o glaucoma é um grupo de condições patológicas muitas vezes assintomáticos.
“O Glaucoma pode ser de tipos diferentes. O primário de ângulo aberto, costuma ser assintomático até os estágios mais tardios, quando começa haver perda gradual de visão periférica e, em estados mais avançados, visão tubular. Já o Glaucoma de ângulo fechado tem sintomas bem mais definidos: dor, turvação ou borramento da visão, percepção de halos coloridos ao redor das luzes, vermelhidão ocular, náuseas e vômitos”, explica.
Mas o que leva uma pessoa a desenvolver glaucoma?
Como informa o Dr. Szymanski, as causas podem ser conhecidas ou não. “Entre as causas conhecidas mais comuns estão trauma ocular, excesso de medicação, algumas condições patológicas oculares, inflamação, tumor, catarata em estágio avançado e diabetes. Mas existem casos em que não conseguimos identificar a causa”, explica o oftalmologista.
Mas o médico também informa que há elementos de risco que podem facilitar o surgimento do Glaucoma. “Entre diversos fatores de risco, destaco a pressão intraocular elevada, principalmente para paciente acima dos 40 anos. Alguns fatores genéticos, como descendência afro-americana e histórico familiar também podem favorecer o surgimento do glaucoma. Além, é claro, das condições de saúde gerais do indivíduo. Pessoas com diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial e hipotireoidismo tem mais propensão a desenvolver Glaucoma. Destaco também o uso prolongado de remédios como corticosteroides”, esclarece o médico.
O Glaucoma tem tratamento?
Lembramos que o importante é sempre procurar um profissional de confiança quando houver suspeita. Esse médico vai diagnosticar o tipo correto do glaucoma e indicar o melhor tratamento. “Após o diagnóstico, o tratamento visará primariamente a diminuição da pressão intraocular, que é o maior fator de risco para levar a cegueira. O tratamento poderá ser medicamentoso e muitas vezes a cirurgia é necessária” explica Dr. Szymanski .
A Homeopatia no auxílio do Glaucoma
Como já é de conhecimento dos leitores do blog e dos pacientes que se tratam com homeopatia, essa ciência não lida com a doença e, sim, com o indivíduo. Porém, segundo o oftalmologista, a homeopatia pode ser de imensa ajuda no tratamento do glaucoma.
“O glaucoma é uma doença séria e não recomendo a substituição dos medicamentos tradicionais (alopáticos) pelas medicamentos homeopáticos. Porém, acredito que a homeopatia pode ser determinante em eventual redução dos medicamentos. Outro ponto que posso destacar é que o paciente que procura a homeopatia está, em minha experiência, mais compromissado e mais cuidadoso com a adesão ao tratamento,” avalia o especialista.
Durante o tratamento, a homeopatia pode ser determinante para o sucesso do procedimento. “Nos casos de dor intensa com severo mal estar, em casos de efeitos indesejados dos medicamentos convencionais, a homeopatia poderá ser de muita ajuda. Também destaco o papel psicológico do tratamento homeopático principalmente em pacientes com com deterioração visual intensa, melhorando sua segurança para continuar a desenvolver suas atividades diárias”, defende o oftalmologista.
O glaucoma é sério e pode levar a perda irreversível da visão. Por isso é fundamental sua prevenção levando em conta todos os fatores de risco e o exame adequado pelo profissional que deverá, a qualquer suspeita, realizar os testes oftalmológicos específicos e adequados. Procure sempre um médico de sua confiança.
[…] ← Anterior […]
muito bom o comentário, Gostaria de saber se existe um remédio homeopático
que reduza a pressão ocular.
att Mary
Ola Mary
Infelizmente a homeopatia não apresenta medicamentos específicos para pressão ocular. Porém, como dito no texto, a homeopatia pode ser determinante em eventual redução dos medicamentos. Outro ponto é que o paciente que procura a homeopatia está mais compromissado e mais cuidadoso com a adesão ao tratamento.
Procure um homeopata de sua confiança.
Um abraço
Bastante esclarecedora essa reportagem. Pessoalmente, tenho diabetes e histórico familiar de glaucoma e já apresentei, um tempo atrás, pressão ocular elevada que depois não aconteceu mais. É um tema que deve ser sempre comentado pela quantidade de pessoas que desconhecem essas relações que o diabetes têm com outras doenças. E o glaucoma é um desses resultados pelo que entendi.
Não tenho nenhum médico homeopata de confiança… Alguém poderia me indicar um, que entenda de oftalmologia e glaucoma, em particular?
Eliana
Sugerimos que procure a associação Homeopática do seu estado, ou a Associação Médica Homeopática Brasileira, para ter uma referencia.
http://www.amhb.org.br/
Equipe Similia
Tenho pressão alt intra-ocular
Fui operado de um olho
Quero outros tratamentos para não operar o outro
Podem me ajudar ?
Olá Sonia
Agende uma consulta com um médico homeopata de sua confiança.
O tratamento depende de vários fatores,
Tenho glaucoma e sinto dor no olho. Queria saber se arnica ajuda.
Olá Aurea
A Homeopatia auxilia no tratamento, mais qualquer medicamento, seja manipulado ou natural, só deve ser aplicado com a orientação médica.
Para saber se arnica é bom para o que tem, agende uma consulta com um médico homeopata de sua confiança, pois outros fatores devem ser levados em consideração na hora de prescrever um medicamento.
Obrigado
I’m really imрressed with your writing sкiⅼls as well as with the lay᧐ut on your weblоg.
Ιѕ this a paid theme or did you customize it yoursеlf?
Either way kеep up the nice qսality ԝriting, it is rare to see a nice bⅼog like this
one today.
Thank you. We have a team that writes about current issues.
If you are interested, please contact us. aglamparina.com.br.