As crianças são seres em desenvolvimento que aprendem mais com o exemplo e interação, do que com comandos que não fazem sentido para elas. Por isso gritar com crianças é uma atitude mais prejudicial que benéfica à educação dos pequenos.
Gritar é uma ação desesperada, da qual lançamos mão quando não sabemos como agir. Por isso os pais e responsáveis precisam parar de gritar com crianças para não prejudicar o seu correto desenvolvimento.
Estudos comprovaram que gritar não proporciona mais razão, muito menos concede uma posição de vantagem durante uma discussão. Para provar o seu ponto de vista é preciso argumentar, pois gritar é uma atitude agressiva que não leva a nada.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh gritar com crianças causa danos cerebrais. Ainda, nos casos em que os gritos são regulares as crianças desenvolveram comportamentos agressivos e defensivos.
Participaram do estudo mil famílias que tinham crianças com idades entre 1 e 2 anos. Além do mais os pesquisadores também constataram que quando entravam na adolescência, a partir dos 13 e 14 anos. As crianças que faziam parte das famílias que recorriam aos gritos para educar desenvolviam problemas de comportamento e depressão.
Gritar com crianças não educa, pelo contrário
Já os pais que foram carinhosos com os seus filhos alcançaram melhores resultados que aqueles que gritaram com a intenção de impor limites.
Os gritos, o abuso verbal e a humilhação alteram de forma permanente a estrutural cerebral das crianças,. Isso foi o que descobriu outro estudo realizado pelo departamento de psiquiatria da Harvard Medical School.
Adolescente não é dono do quarto
É preciso manter a calma para não descontar as frustrações nas crianças. Ademais, os pais precisam entender que nem sempre a criança vai se comportar conforme o esperado.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Educar é uma tarefa em tempo integral, sempre que achar necessário procure ajuda. Você vai descobrir existem muitas pessoas como você que está aprendendo a educar os filhos. Leia mais sobre em: https://goo.gl/zKt4he
Deixar um comentário