O herpes-zóster, também conhecido como cobreiro, o nome popular da doença, normalmente, é causada pelo vírus da Varicella-zoster. Ou seja, o mesmo que causa catapora, falou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.
No geral, se manifesta através de uma inflamação de pele, onde surgem pequenas bolhas, todas juntinhas, agrupadas, apresentando uma forma sinuosa. Isto significa, que acompanha o trajeto dos nervos, por isso, é popularmente chamada de cobreiro.
Normalmente é unilateral, ou seja, afeta um dos lados do corpo.
O herpes-zóster é uma enfermidade que acomete adultos e crianças. No entanto, é mais comum entre idosos, em função da queda natural das defesas do organismo, com o avançar da idade. Na maior parte dos casos a partir dos 65 anos é mais frequente, contudo, pessoas mais jovens podem apresentar o problema, explicou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.
A dor nefrálgica é uma das implicações mais temidas da doença, aquela dor que ataca os nervos. Em muitos casos, quanto mais cedo à pessoa iniciar o tratamento, melhor.
O herpes-zóster usualmente aparece quando ocorre uma falha no sistema de defesa do organismo. É como se o vírus vencesse uma batalha com o sistema imunológico da pessoa afetada.
Causas e sintomas
Isso pode acontecer por algumas situações, por exemplo, a pessoa teve uma infecção viral como a COVID-19. Ou passou por um estresse muito grande, ou tem uma doença crônica. Ou usa medicamentos fitoterápicos, imunossupressores, ou corticoides por um longo período.
Portanto, todas as situações que prejudiquem a imunidade do organismo podem favorecer o aparecimento do herpes-zóster.
<<Leia também: Alergia de pele e o uso de máscaras>>
A enfermidade surge como uma lesão de pele porosa e, principalmente, na região intercostal, lateral do corpo, flanco e costas. Podendo se estender por áreas maiores, causando dor, febre, cansaço, formigamento, ardência e dor local, falou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.
Tratamento do herpes-zóster
Quando surgem as erupções, elas costumam permanecer alguns dias, logo mais de uma semana para melhorar, até secar e começar a cicatrizar
Sendo que a recuperação total se dá num período de aproximadamente 1 mês. Normalmente, não tem complicação, pois, é uma doença, em geral, benigna.
O recomendado é buscar auxílio médico sempre que esse tipo de lesão surgir, já que é de fácil identificação.
Como a Homeopatia pode auxiliar?
Sim, a Homeopatia pode ajudar, visto que é um tipo de tratamento de que visa melhorar a reação do organismo, inclusive fortalecendo o sistema imunológico, explicou o Dr. Ariovaldo Ribeiro.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações acesse: https://bit.ly/3C7VqZV
Deixar um comentário