Pandemia: a onde de estresse, ansiedade e depressão que assola à população mundial!
A pandemia que o novo coronavírus motivou é estressante para todos. Visto que a angústia e o medo de um possível contágio pode ser esmagador e provocar emoções negativas em adultos e crianças. Ainda, as medidas adotadas pelo Governo, como o isolamento social, podem fazer as pessoas se sentirem sozinhas e isoladas, além de aumentar a ansiedade e depressão. Entretanto, são atitudes necessárias para conter o avanço do COVID-19. Sendo que aprender a gerenciar o estresse que a situação causa é a maneira mais saudável de fortalecer a si mesmo, as pessoas mais próximas e a comunidade.
Desde o início do isolamento social e das ações para reduzir o impacto do novo coronavírus os casos de ansiedade e estresse mais que dobraram, segundo estudo divulgado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio), assim como os casos de depressão apresentaram um crescimento de 90%.
O aumentos dos casos de ansiedade é um resultado da pandemia
Isso acontece porque a pressão mental provocada pelo medo de perder o empregou ou por ter sido demitido, ter que lutar para juntar dinheiro e pagar as contas, preocupações com a saúde e segurança, a perda de um familiar ou pessoa próxima, entre outros desafios causados pela pandemia. Enfim, sentimentos de incertezas e aflição que estão motivando problemas de saúde mental mais significativos que antes.
Leia também: Como evitar que crianças fiquem dependentes de tecnologia?
A forma como um indivíduo responde à pandemia depende de sua origem, formação, apoio social de familiares e amigos, situação financeira, espiritualidade, do emocional, comunidade onde vive e diversos outros fatores. Além disso, as transformações que o COVID-19 pode originar e as condutas adotadas para evitar a propagação do vírus também são capazes de afetar qualquer pessoa.
Algumas atitudes que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade provocados pelo COVID-19:
Respire fundo, faça alongamentos ou medite;
Durma o suficiente;
Pratique atividades físicas;
Mantenha uma alimentação balanceada;
Relaxe, ou tente realizar uma atividade que seja prazerosa;
Faça pausas depois de ler, ouvir e assistir noticias, incluindo as que chegam através das redes sociais, já que receber notícias repetidamente sobre a pandemia pode ser perturbador.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Entenda como a pandemia está aumentado os casos de depressão, ansiedade e estresse em: https://bityli.com/qL7x6
Deixar um comentário