Considerando que o bebê já está sendo introduzido na alimentação diferente do leite materno, ou do outro leite. Comendo frutas ainda pela manha, agora vamos falar sobre a preparação das refeições do bebê, no caso acerca da panela mais adequada, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

A partir de uma rotina que começa pela manhã quando o bebê acorda, vamos dizer que ele mama, se possível no peito, entre 6 e 7 horas da manhã. Perto das 8:30h ou 9 horas, temos o período indicado para ele comer uma frutinha. Que pode ser uma das 3 que já recomendamos anteriormente, são frutas que podem ser cozidas: maçã, pêra e banana.

O bebê pode comer fruta até duas vezes ao dia, entre 8:30h e 9h, e na parte da tarde, depois do soninho, entre duas e três horas da tarde.

Quando forem 10:30 ou 11 horas, o bebê deve ser preparado para almoçar. Vai para o cadeirão, fica sentadinho, neste momento ele já percebe que alguma coisa vai acontecer, se todos os dias seguirem a mesma rotina, ele já entenderá que a hora que senta no cadeirão é porque vai comer, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

A panela mais indicada para preparar as refeições do bebê

As refeições do bebê podem ser preparadas na panela de vidro, na panela de ferro e na panela de ágata. Evitando, na medida do possível, a panela de alumínio.

Pois, segundo pesquisas indivíduos da geração dos 40, 50 e 60 anos, praticamente todos, apresentam excesso de alumínio no organismo.

Por que isso acontece? Porque foram alimentados com refeições preparadas em panelas de alumínio. Ocorre que, o alumínio que se desprende, já que é um metal, solta do utensílio e é incorporado ao alimento no momento da preparação. Logo, o uso de panela de alumínio deve ser evitado. Dar preferência para panela de vidro.

Panela de vidro

Com a panela de vidro, existem muitas no mercado, é necessário certo cuidado porque são frágeis. Especialmente ao pegar no cabo, já que pode estar quente, e a pessoa derrubar a panela, criando milhares de cacos.

Panela de ferro

Também temos a panela de ferro, que é uma excelente opção, visto que o ferro do metal da panela, assim como acontece com o alumínio, também se incorpora ao alimento, porém, de uma maneira positiva.

Aliás, é bom fazer alimento na panela de ferro como se fazia antigamente, fala a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Panela de ágata

Por último temos a panela de ágata, que é a mais recomendada para preparar as refeições do bebê. Ágata é aquele esmalte branco que encontramos nos comércios até como conjuntinhos, com a caçarolinha mais o pratinho.

A panela de ágata requer alguns cuidados, dado que não pode ser raspada com garfo e com faca e deve ser lavada com uma esponjinha macia, evitando o lado abrasivo, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre a panela mais indicada para preparar as refeições do bebê acesse: https://bit.ly/3FBjzsb