ser-mulherConsiderada como o evento central da puberdade feminina, a menarca marca fisicamente a passagem da infância para a adolescência. No novo post da série Ser Mulher abordaremos sobre como orientar e ajudar uma adolescente a vivenciar essa fase sem complicações ou tabus

A primeira menstruação ou menarca ocorre entre os 9 e os 16 anos. É considerada um marco na vida da mulher pois indica que o corpo tornou-se fértil, está apto para a reprodução e, principalmente, que é sadio.

Considerada por diversas culturas um rito de passagem – da infância para a vida adulta -, se para algumas garotas o fenômeno é recebido com alegria, para outras pode representar um momento de angústia ou insegurança.

Por isso é imprescindível que  a adolescente seja muito bem orientada e amparada no período que antecede e também quando ocorre sua menarca. É necessário que os responsáveis deem explicações sobre a origem e o significado do sangramento, fertilidade e higiene adequada no período e sobre as responsabilidades e cuidados que deverá ter daqui por diante.

 

menarca

Como falar sobre o assunto?

No Brasil, as meninas menstruam, em média, aos 12 anos. Porém esta média tem diminuído com o tempo e, embora não existam estudos que comprovem o motivo, especialistas acreditam que essa redução da idade da primeira menstruação está relacionada com hábitos alimentares e obesidade infantil.

Cada família tem seu tempo e jeito, mas o legal é falar sobre o assunto quando perceber os primeiros sinais da puberdade – como crescimento dos seios e aparecimento de pelos na região pubiana e axilas. Aliás, uma boa dica é observar e orientar a adolescente a observar seu corpo, pois ele dará alguns sinais de que a menarca se aproxima: acontece de dois a dois anos e meio após o aparecimento do broto mamário e depois do estirão do crescimento, em uma fase de desaceleração.

O uso de linguagem simples na tentativa de explicar sobre a nova fase é importante para ajudar a encarar as coisas com mais naturalidade. Embora seja para algumas mães motivo de orgulho e alegria, o ideal é respeitar esse momento único da filha, evitando constrangê-la com indiscrições. Portanto, segure aquela vontade louca de contar para todos que sua filha “já virou mocinha”.

mae-conversando-com-filha-adolescente-21982

Higiene 

A higiene adequada da região genital no período menstrual é muito importante e evita infecções alergias e coceiras.

la-primera-menstraucion-bManter a região bem limpa e seca, além de trocar o absorvente de 3 em 3 horas no máximo. Explique sobre as diferentes marcas e tipos de absorventes, mas deixe que a garota dê sua opinião final sobre qual absorvente prefere.

Vale ressaltar que o uso de absorvente interno é permitido, porém o legal é passar por uma consulta ao ginecologista antes de usar pela primeira vez. E ter consciência da importância de trocar com frequência esse tipo de absorvente, uma vez que o uso em tempos prolongados pode desenvolver o que a medicina chama de Síndrome do Choque Tóxico – uma grave e rara doença que, se não tratada pode levar morte.

Cada uma a seu tempo

20090106095213_large1Se, apesar de os sinais corporais da puberdade aparecerem a menarca não ocorrer até os 16 anos, é bom conversar com um médico de sua confiança para que ele investigue as causas desse “atraso”. Esta orientação serve também para quando muito precocemente, a menarca resolve acontecer antes dos 8 anos de idade.

O ciclo é irregular no começo e pode demorar até um ano para se ajustar, portanto, não se assuste se após a primeira menstruação a segunda demore um pouco mais. Embora pouco comuns, algumas garotas apresentam cólicas no início da sua atividade menstrual: caso ache que a dor é insuportável, procure ajuda de um profissional de sua confiança.

O quadro* abaixo apresenta dicas sobre algumas das principais duvidas que podem surgir. Lembrando apenas que o momento é pessoal e não segue um script, mas o diálogo ainda é a melhor forma de evitar uma experiência desagradável. Viva bem esse marco, ele é único!

quadro homeopatia e saúde menarca