A homeopatia pode, além dos tratamentos convencionais, aliviar os efeitos físicos e psicológicos de uma doença que afeta uma em cada dez mulheres, o câncer da mama.

Dentre tantas possibilidades no mundo homeopático, uma em específico vem ganhando cada vez mais destaque, embora já seja conhecida há séculos.

Planta procurada no tratamento de câncer

Viscum album (V. album) é uma planta originária da Europa e é indicada há mais de 100 anos para o tratamento do câncer. Este, vem sendo considerado o tratamento mais utilizado pela medicina complementar para pacientes oncológicos, na Europa, sendo coberta pelos planos de saúde na Suíça e na Alemanha.

Viscum album, também chamado de Mistletoe, Muerdago, Visco branco, entre outros é uma planta que permanece sempre verde, semiparasita à sua arvore hospedeira, ou seja, precisa necessariamente estar anexada a outra planta para obter sua nutrição.

Essa planta é, amplamente, distribuída em toda a Europa, sendo caracterizada como um pequeno arbusto que não cresce na terra, mas é espalhado para os troncos das árvores, por aves cujas excreções contém sementes.

A terapia Viscum album, ou também chamada de viscoterapia é indicada para tanto para o seu uso em animais quanto em pessoas, de forma de forma curativa e/ou paliativa com frequência crescente, sendo considerado o medicamento mais, frequentemente, prescrito entre os médicos alemães, inclusive entre os pediatras.

Na Europa, mais de 88% dos pacientes oncológicos optam pelas terapias complementares e 77% destes, fazem uso da terapia com Viscum album.

A administração de extratos de V. album já foi descrita no tratamento de diversos tipos de câncer em humanos e animais como meduloblastoma, colangiocarcinoma, tumor venéreo transmissível – TVT, melanoma, carcinoma, sarcoma, mieloma, glioma e glioblastoma, entre outros.

Benefícios

Esta planta demonstra atividade no tratamento contra o câncer, apresentando relação direta na condição geral do paciente, quanto a melhoria de qualidade de vida pela melhora da fadiga, sono, exaustão, náuseas, vômitos, apetite, depressão, ansiedade, dor e redução dos efeitos colaterais provocados pelas terapias convencionais (quimioterapia, radioterapia, imunoterapia).

Demonstra ainda atividade antitumoral, provocar indução da apoptose (morte programada da célula tumoral) e inibição da angiogênese (diminuição da nutrição tumoral).

Dessa forma, fica claro que os extratos de V. album, quando bem prescritos, podem significar um maior bem-estar para os pacientes com câncer, imunocomprometidos, idosos fatigados, entre outros casos para animais e humanos.

Sua atividade relacionada à melhoria de qualidade de vida desses pacientes é incontestável com os diversos relatos e artigos publicados com esse viés. Por isso, a planta V. album pode ser considerada fora do comum, pois além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, age diretamente nas células tumorais e melhora o sistema imune dos doentes.

Mais dados

Segundo artigo publicado em 2013 pelos médicos Angelica Munst, Nilo Gardin e Dietrich Schlodder, após anos de pesquisa, “as indicações oncológicas do Viscum album abrangem todos os tipos de câncer, em qualquer estágio da doença e em qualquer momento de seu curso – mesmo após a remissão completa, para prevenção de recaída”.

Mas é também indicado nos casos de pré-cancerose, ou seja, nos estados diagnosticados de predisposição ao desenvolvimento do câncer:

“A razão para tais indicações é que a ação do Viscum album não é apenas direcionada ao tumor, mas ao organismo como um todo, por seus efeitos positivos sobre o sistema imunológico e a medula óssea, sobre as forças formativas e a autorregulação”, diz o artigo.

Além disso, segundo os médicos, “o Viscum album reduz a incidência dos efeitos adversos do tratamento convencional, especialmente da quimioterapia e radioterapia – como vômitos, cefaleia, depressão, exaustão, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, irritabilidade, tontura, fadiga e aumenta significantemente a qualidade de vida”.

Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações de como a homeopatia auxilia no tratamento do câncer acesse: https://bit.ly/39VTO4D