A volta às aulas sempre foi um momento de expectativas para as crianças e os pais, visto que começar numa série nova, conhecer pessoas diferentes, aprender um conteúdo mais avançado, entre outros desafios fazem desse um dia especial e temido ao mesmo tempo. Ocorre que agora vivemos outro tipo de expectativa, dado que a pandemia criou outros desafios, o que tem aumentado a ansiedade das crianças nesse momento de retorno e adaptação da nova rotina.
A volta às aulas provocou uma mistura de emoções nas crianças, pois, se trata de uma situação inédita em suas vidas, aliás, é um cenário novo para todos. Se os adultos já sentem o impacto do isolamento social na rotina, imagina os pequenos que não têm todas as ferramentas para lidar com esses sentimentos?
Por isso, durante a volta às aulas muitas crianças apresentam sintomas de ansiedade, uma vez que encontram um ambiente totalmente diferente dos anteriores. Dito isso, o papel da escola nesse momento é de acolhimento. Portanto, educadores e pais precisam de muita paciência e estratégias para ajudar as crianças a passarem por esse período de adaptação da melhor forma.
Como perceber que seu filho está ansioso
Em momentos de ansiedade as pessoas apresentam tanto sintomas físicos como: falta de ar, taquicardia, dores no corpo, dor no peito e diarreia. Como sintomas psíquicos: medo, insegurança, insônia, dúvida excessiva e insegurança. Sendo que os sintomas variam de pessoa para pessoa, situação e intensidade.
A ansiedade escolar pode acontecer durante a fase de adaptação, quando o aluno precisa lidar com situações que não estava acostumado. Dito isso a ansiedade pode ser um sinal de que o indivíduo não está sabendo administrar uma situação nova, levando ao sofrimento.
Quando isso acontece é necessário pedir ajuda da família, amigos ou pessoa de confiança. Acontece que crianças não sabem como fazer isso, por isso se torna papel dos responsáveis realizar essa análise.
<<Leia também: Crianças com TDAH podem se beneficiar de exercícios de respiração e yoga>>
No entanto, nos casos que os sintomas são mais fortes e graves, que a pessoa não seja capaz de lidar, é necessário procurar auxílio de um profissional habilitado, com conhecimento para ajudar nesse momento de maior fragilidade. Logo, é papel dos pais, responsáveis e dos professores perceberem que a criança está apresentando alguma dificuldade de adaptação, e buscar esse ajuda.
O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre como a volta às aulas pode causar ansiedade nas crianças acesse: https://bit.ly/3ABPgxi
Deixar um comentário