Agosto Dourado é uma campanha criada em 1992 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para debater e divulgar a importância do leite materno para o desenvolvimento infantil.

Ainda, todos os anos entre 1 a 7 de agosto, em mais de 170 países, ocorre a semana do Aleitamento Materno. Além disso, no Brasil durante o mês temos o Mês do Aleitamento Materno, criado em 2017 através da lei estadual nº 14.726/15 e lei federal nº 13.435/17, para disseminar ações que promovem e apóiam o aleitamento materno. Que este ano tem como tema “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”.

<<Leia também: Mitos e Verdades Sobre Amamentação>>

A cor dourada foi escolhida, pois, o leite materno é um “alimento padrão ouro”. Essencial nos primeiros meses de vida, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a alimentação exclusivamente com leite materno nos primeiros 6 meses e, após, manter a amamentação até os 2 anos, enriquecendo com o acréscimo de alimentos variados.

Os benefícios da amamentação nos primeiros meses de vida

O leite materno é, sem dúvida, o alimento ideal para os primeiros meses da alimentação do ser humano. Porque ele promove imunidade prolongada, proporciona defesa contra uma série alergias e, principalmente, permite que o ser humano se desenvolva intelectual e afetivamente, explica a Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Inclusive, o ato de amamentar é muito importante para a formação ósseo muscular da face humana.

Reforçando, não existe leite fraco, enfatiza a Dra. Ana Lucia. Além disso, cada mãe produz a quantidade de leite necessária para alimentar o seu bebê, pelo menos nos 6 primeiros meses de vida. Portanto, quem tem gêmeos vai produzir quantidade suficiente para 2 bebês, ou, até mais. Não se preocupe, já que a natureza se encarrega de resolver isso.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre o Agosto Dourado em: https://bit.ly/3QuHIET