Que uma boa noite de sono é essencial para ter mais disposição, já falamos diversas vezes. No entanto, só isso não basta para ter uma vida com mais saúde e bem-estar, uma vez que a prática de atividade física regular é uma alimentação balanceada é tão importante quanto. Vamos entender o impacto de dormir bem para manter uma rotina mais saudável.
Segundo estudo publicado no Jornal of Pineal Research a deficiência de melatonina, hormônio produzido pelo corpo e que regula o sono, aumenta o apetite, causa resistência a insulina e desacelera o metabolismo. Problemas que causam aumento de peso.
<<Leia também: Exaustão emocional!>>
Outro estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, de 2004, indicou que apenas 2 noites de sono ruim são suficientes para aumentar os níveis de ghrelina, hormônio que causa fome, e reduzir os níveis de leptina, substância que diminui o apetite. Portanto, não dormir bem aumenta a fome no decorrer do dia, o que reforça a ideia de que dormir bem ajuda a emagrecer.
Logo, para dormir bem, além de praticar atividades físicas regulares, manter hábitos saudáveis e realizar o acompanhamento médico, alguns alimentos funcionais podem ser incluídos nas refeições e proporcionar uma boa noite de sono.
Leite e derivados
Fonte de cálcio, magnésio e triptofano auxiliam na produção de serotonina e melatonina, hormônios do sono.
Cereja, banana e kiwi
Fonte de vitaminas e minerais, ajuda na síntese da melatonina.
Grão-de-bico
Rico em triptofano e vitaminas que atuam na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina.
Camomila
Apresenta efeito relaxante, antioxidante e anti-inflamatório, além de ser um bom indutor do sono. Além disso, a camomila auxilia na redução da ansiedade e estresse.
Mel
Antioxidante natural, que promove a produção de serotonina. Contudo, crianças menores de 1 ano não devem consumir esse alimento.
O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre alimentos que ajudam a dormir bem acesse: https://bit.ly/3wCJuLI
Deixar um comentário