Alimentos que ajudam a dormir bem

Que uma boa noite de sono é essencial para ter mais disposição, já falamos diversas vezes. No entanto, só isso não basta para ter uma vida com mais saúde e bem-estar, uma vez que a prática de atividade física regular é uma alimentação balanceada é tão importante quanto. Vamos entender o impacto de dormir bem para manter uma rotina mais saudável.

Segundo estudo publicado no Jornal of Pineal Research a deficiência de melatonina, hormônio produzido pelo corpo e que regula o sono, aumenta o apetite, causa resistência a insulina e desacelera o metabolismo. Problemas que causam aumento de peso.

<<Leia também: Exaustão emocional!>>

Outro estudo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, de 2004, indicou que apenas 2 noites de sono ruim são suficientes para aumentar os níveis de ghrelina, hormônio que causa fome, e reduzir os níveis de leptina, substância que diminui o apetite. Portanto, não dormir bem aumenta a fome no decorrer do dia, o que reforça a ideia de que dormir bem ajuda a emagrecer.

Logo, para dormir bem, além de praticar atividades físicas regulares, manter hábitos saudáveis e realizar o acompanhamento médico, alguns alimentos funcionais podem ser incluídos nas refeições e proporcionar uma boa noite de sono.

Leite e derivados

Fonte de cálcio, magnésio e triptofano auxiliam na produção de serotonina e melatonina, hormônios do sono.

Cereja, banana e kiwi

Fonte de vitaminas e minerais, ajuda na síntese da melatonina.

Grão-de-bico

Rico em triptofano e vitaminas que atuam na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina.

Camomila

Apresenta efeito relaxante, antioxidante e anti-inflamatório, além de ser um bom indutor do sono. Além disso, a camomila auxilia na redução da ansiedade e estresse.

Mel

Antioxidante natural, que promove a produção de serotonina. Contudo, crianças menores de 1 ano não devem consumir esse alimento.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para mais informações sobre alimentos que ajudam a dormir bem acesse: https://bit.ly/3wCJuLI

2022-06-13T08:03:13-03:00 23/05/2022|BEM-ESTAR, DIETA E ALIMENTAÇÃO, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário