Autismo – A Homeopatia pode ser grande aliada na qualidade de vida!

No último sábado, dia 02 de abril, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Pouca gente sabe, mas o autismo é um dos grandes mistérios da humanidade. A causa é multifatorial. A boa notícia para nós, amantes da Homeopatia, é que essa terapêutica tem se mostrado eficaz no tratamento do TEA – Transtorno do Espectro Autista.

O que é o autismo?

“O autismo é uma desordem do desenvolvimento infantil que se agrupa num vasto espectro de perturbações. Essas perturbações se manifestam de diferentes modos em cada indivíduo. Porém, há alguns sinais característicos nos portadores do TEA, como a interação social, da linguagem e do comportamento”, explica Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho, médico homeopatia da clínica Similia.

<<Leia também: Por que devemos exercitar o cérebro?>>

O Autismo hoje é quase uma epidemia, figurando em primeiro lugar nos atendimentos do Serviço às Desordens do Desenvolvimento do sistema de saúde americano. Nos últimos 4 anos a síndrome cresceu 97%. 70% de toda a população de autistas tem agora menos de 14 anos de idade e as últimas referências estatísticas fazem alusão de 1 autista a cada 42 nascimentos. Sendo mais encontrado em pessoas do sexo masculino (4 meninos para 1 menina).

O grau de Autismo varia de muito forte a fraco na interação com o meio ambiente. O nível geral de inteligência que também varia, desde profundas dificuldades de aprendizagem, podendo chegar a níveis de inteligência muito elevados, próximos do genial.

Quais as causas do autismo?

Embora a causa não seja atualmente conhecida, os recentes estudos apontam para uma origem biológica, de base genética, que implicam em inúmeras alterações na bioquímica e morfologia do cérebro, provocando alterações metabólicas e distúrbios nos sistemas gastrointestinal e imunológico dos pacientes. Mas apesar de todo avanço científico existente, o diagnóstico continua sendo exclusivamente clínico. “Não existe um exame laboratorial que diagnostique isso”, comenta Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho.

<<Leia também: Homeopatia para desacelerar e gerar saúde>>

As hipóteses da causa desta alteração do estado de saúde são variadas. O autismo pode ser desencadeado pela interação de fatores ambientais com as diferentes susceptibilidades apresentadas pelo autista. Por isso, o tratamento multidisciplinar deve ser recomendado.  “Por ser um tratamento integrativo, a Homeopatia é recomendada para os portadores do Transtorno do Espectro Autista, pois assim como os sintomas variam entre os portadores, os medicamentos individualizados também podem contribuir para uma melhor qualidade de vida para casos mais graves”, recomenda Dr. Ariovaldo.

Vale lembrar que os pacientes que são diagnosticados com Autismo devem manter tratamentos como psicoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, fisioterapia, e outros conforme a necessidade de cada caso.

2022-04-08T15:28:44-03:00 04/04/2022|DICAS, HOMEOPATIA|0 Comentários

Deixar Um Comentário