Dieta mediterrânea ou do mediterrâneo é baseada no consumo de alguns produtos frescos e naturais, como frutas, legumes, cereais, azeite, leite e queijo. Além disso, na dieta do mediterrâneo não é indicado o consumo de produtos industrializados, como embutidos, massas prontas e comidas congeladas. Como essa alimentação é baseada na mudança positiva de hábitos, não se baseia na diminuição de calorias e, mesmo assim, costuma provocar benefícios como o emagrecimento de quem adquire  a nova rotina.

Como já falamos aqui no Blog Homeopatia e Saúde muitas vezes, o ideal é que as pessoas aprendam a se alimentar corretamente, praticando essa reeducação alimentar. A palavra dieta pressupõe que é por tempo determinado. Já a educação alimentar são novos hábitos.

O estilo de vida mais saudável que a alimentação mediterrânea proporciona acarreta uma série de benefícios na saúde de quem à pratica:

  • Perda de peso ou manutenção de um equilíbrio de peso
  • Menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas;
  • Protege o corpo da aterosclerose e da trombose;
  • Melhor nutrição que os alimentos industrializados;
  • Ajuda a variar mais a alimentação, sendo bom para o paladar das crianças, fazendo com que seja mais fácil que elas comam legumes, verduras e saladas.

<<Leia também: Alimentação Saudável – Como avaliar se está comendo bem?>>

Dicas de como introduzir a dieta mediterrânea na sua alimentação diária:

1. Evite produtos industrializados: Prefira a alimentação mais natural, principalmente de origem vegetal, como azeite, arroz integral, soja, ovos e leite. Sempre que possível, substitua os produtos prontos como biscoitos, pães e bolos, por versões caseiras. Essas substituição vai diminuir toxinas no organismo

2. Consuma mais peixes e frutos do mar: Segundo os hábitos dessa dieta, consumir peixe pelo menos 3 vezes por semana ajuda a aliviar dores nas articulações, melhorar a circulação sanguínea e prevenir doenças cardíacas. Isso porque essa proteína é rica em gorduras boas, como ômega 3.

3. Falando em gorduras boas, invista no azeite. Esse óleo entre outros vegetais, como canola e linhaça, é rico em gorduras que fazem bem ao coração e ajudam a controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.

4. Prefira alimentos integrais. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento do organismo. Além dos grãos, a dieta também deve ser rica em vegetais proteicos como feijão, soja, grão-de-bico, semente de abóbora e linhaça que também ajudam a fortalecer músculos e melhorar o metabolismo.

5. Aumentar o consumo de frutas e verduras é um importante ponto dessa dieta, pois elas vão fornecer fibras, vitaminas e minerais para o metabolismo, e trazer a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso.