O impacto do consumo de café no intestino

O café é segunda bebida mais consumida em todo o mundo, além de também fazer parte da rotina dos brasileiros. Aliás, o Brasil é responsável por 40% da produção mundial dessa bebida. Que pode ser consumida de diversas formas, além de se capaz de influenciar o funcionamento do intestino. Vamos explicar como o consumo de café afeta o intestino.

Em média o brasileiro consome de 3 a 4 xícaras de café diariamente, sendo o expresso o favorito e a combinação café com leite a segunda que mais agrada nosso paladar. Muito utilizado como estimulante, em virtude da cafeína, o café pode causar dores no estômago, em indivíduos mais sensíveis e acelerar as contrações naturais do intestino. Por isso, deve ser ingerido com moderação, é o que alerta uma matéria publicada pela revista Health.

Já outra pesquisa realizada com ratos, mostrou que o consumo regular da bebida, durante 3 dias, aumenta a atividade intestinal e a quantidade de evacuação nesses animais.

Como o consumo de café interfere no funcionamento do intestino?

O problema não está no consumo do café, mas nas substâncias presentes que aceleram as contrações estomacais. Já que as contrações podem começar 4 minutos após a ingestão de uma xícara. Foi o que concluiu uma pesquisa realizada no Texas, que analisou as consequências do consumo diário do café. Estudo no qual 1/3 dos entrevistados informaram que sentiam vontade de ir ao banheiro momentos após consumir a bebida.

<<Leia também: Benefícios e malefícios do consumo do café>>

Portanto, no caso de indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino irritável, o café pode causar sensação de desconforto e dor. Da mesma forma, pessoas que sofrem em função de quadros de diarreia, a ingestão deve ser evitada, pois, acelera a digestão.

Apesar de aumentar a atividade intestinal, o café não é prejudicial para todas as pessoas. O importante é evitar seu consumo excessivo.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Para entender como o consumo de café influencia o funcionamento do intestino, leia matéria completa em: https://bit.ly/3NhMSlO

2022-06-13T08:03:42-03:00 16/05/2022|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário