O que a alimentação tem a ver com a saúde metal?

Você já sentiu sintomas como mau-humor pela manhã, sonolência ao longo do dia, alteração no desejo sexual, aumento da vontade de comer doces e fome excessiva. Lembrando que estes últimos colaboram para o aumento de peso. São sintomas que podem estar relacionados a uma alimentação deficiente, falou o Dr. Ariovaldo Ribeiro em vídeo.

Dificuldade de memória, de aprendizado e de concentração. Muita irritabilidade, tristeza, isolamento social e perda do ânimo, que varia a intensidade e pode chegar à depressão.

Esses são sintomas e sinais de alertar quanto à necessidade de aumentar os níveis de serotonina, um hormônio neurotransmissor muito importante, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Os níveis de serotonina podem aumentar através da alimentação, da atividade física, ou por uso de medicamentos que promovam esse aumento.

<<Leia também: Alimentação saudável também é boa para saúde mental>>

A serotonina, também conhecida como 5-hidroxitriptamina, é um hormônio neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso central e, que pouca gente sabe, também no trato gastrointestinal. Além disso, está presente nas plaquetas.

Sua produção se dá, principalmente, de manhã e na presença de luz solar. Que penetra pela retina e estimula a liberação da serotonina, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

Alimentação e aumento da serotonina no organismo

O triptofano, substância que precisamos ter para produzir a serotonina, é obtido através da alimentação. Existem diversos alimentos como chocolate amargo, uva, banana, abacaxi, cereais integrais, castanha do Pará, leite, tomate e carnes magras que promovem a produção do triptofano.

Nas mulheres hormônios produzidos pelos ovários, como estrogênio e progesterona, atuam sobre a produção da serotonina.

Por isso, quando as mulheres estão com problemas em alguma fase hormonal, por exemplo, depressão pós-parto e TPM, pode ser consequência da falta desse hormônio que está atuando na serotonina.

Além do mais, a queda no nível de triptofano no organismo pode alterar a produção de serotonina, fazendo com que haja sintomas de mudanças de humor e até depressão, explica o Dr. Ariovaldo Ribeiro.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Leia mais sobre os benefícios da ingestão de triptofano à saúde em: https://bit.ly/3PBZc1W

2022-08-08T07:59:36-03:00 25/07/2022|BEM-ESTAR, DIETA E ALIMENTAÇÃO, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário