O que significa a linha escura na barriga das grávidas?

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas transformações, algumas delas são esperadas como o crescimento da barriga, alguns órgãos que são comprimidos, cabelo e pele. Enquanto outras nem tanto, como os pelos que crescem em lugares pouco convencionais.

Dentre as muitas mudanças corporais e psicológicas, pois é preciso se preparar para ser mãe, que a mulher enfrenta no decorrer da gravidez tem o surgimento de uma linha vertical escura na barriga, essa marca é chamada linha negra ou linha púrpura, e tem esse nome porque é escura e linear. Mas você sabe o porquê essa linha aparece?

A linha escura surge logo nos primeiros meses de gestação e é uma das consequências das alterações enfrenta pelo organismo. Os hormônios estrogênio, progesterona e melanocítico são os responsáveis por essa linha escura que nasce no meio da barriga, já que eles conseguem alterar a coloração da pele em algumas regiões do corpo.

Essa linha púrpura atinge 90% das gestantes, sendo que as mulheres morenas são as mais afetadas por ela. A linha escura aparece no local onde a pele abdominal se dilata para acolher o bebê. Essa linha que fica logo abaixo do umbigo já existe, contudo a sua coloração é a mesma do restante da pele, só que durante a gravidez ela sofre por causa dos efeitos dos hormônios mudando de coloração no decorrer do processo.

Enquanto a linha negra estiver presente no corpo sempre que a grávida for tomar sol é recomendado usar protetor solar fator 30 ou maior. Aliás, esse procedimento deve ser adotado por todos sempre que for expor-se aos raios solares, pois evita possíveis doenças na pele.

Outras partes do corpo da mulher também podem ser atingidas pelo aumento dos hormônios durante a gravidez adquirindo uma cor mais escura, assim axilas, virilha, auréola dos seios e rosto podem sofrer alterações na sua coloração natural.

A linha negra desaparece até 3 (três) meses após o parto, porém no caso de mulheres com a pele mais escura esse prazo pode se estender até 4 (quatro) meses.

Para acelerar o processo de desaparecimento da linha negra usar creme esfoliante duas vezes na semana é o mais indicado, pois elimina a pele ressecada da região.

Segundos especialistas a deficiência de ácido fólico contribui com o aparecimento de manchas e escurecimento da pele, por isso o uso de ácido fólico, presente em alimentos como grãos integrais e verduras escuras, no decorrer da gravidez vai ajudar a eliminar a linha negra mais rapidamente depois da gravidez.

Outros problemas na pele podem surgir durante a gravidez por isso sempre que notar algo estranho, como alterações no tamanho e cor nas pintas, mostre ao médico.

O Blog Homeopatia e Saúde, um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo, gostaria de ressaltar a importância do acompanhamento médico durante toda a gestação, pois somente um profissional pode avaliar todas as alterações que aparecem nesse período.

Matéria retirada do link: https://goo.gl/vBAvhf

TAGS: Gravidez, gestação, saúde, linha negra

2017-07-17T08:00:32-03:00 17/07/2017|DICAS, MULHER, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário