Outono é período propício para desencadear doenças respiratórias

Nossa estação atual já tem por característica o início das baixas temperaturas, ainda que amenas, e também a redução da umidade do ar. Portanto, a atenção deve ser voltada para a saúde respiratória tanto de adultos quanto crianças que por ventura sofram com esse tipo de problema. Doenças como rinite, gripe e asma tendem a se manifestar mais intensamente quando o ambiente atinge esse patamar. E muita gente sofre: somente no Brasil, estima-se que 60 milhões de pessoas tenham esses sintomas.

Nessa estação são bastante comuns as doenças respiratórias por conta da temperatura mais amena, somada ao nível de poluição do ar e a baixa umidade do mesmo. Por conta disso o blog Homeopatia e Saúde, da Clínica Similia, vinculada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro Filho e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo destaca informações pertinentes para evitar tais doenças. Infecções, inflamações e alergias são constantes em quem já tem problemas ou predisposição para tal. Os ácaros, por sua vez, não dão trégua: esse é o período ideal para a proliferação. As doenças mais frequentes são:

– Resfriados;

– Gripes;

– Bronquite;

– Asma;

– Sinusite;

– Rinite;

– Conjuntivite;

As principais dicas para a prevenção desses tipos de doenças é manter a higienização das mãos frequente, com o uso de álcool gel. Também é pertinente evitar aglomerações de pessoas e locais muito fechados, sem arejar. As residências devem estar sempre bem ventiladas, com as janelas abertas, e igualmente limpos, sem poeira. Essas medidas de higiene combatem diretamente doenças que podem se agravar com a sujeira, como a rinite e a sinusite.

A instabilidade do tempo também já serve de alerta: esteja sempre com um guarda-chuva e uma blusa a tira colo, a fim de não se expor ao frio. A esterilização de roupas de frio e os aparelhos de nebulização muito usados no período também é recomendada, bem como os cobertores, edredons e blusas de lã, que podem estar repletas de ácaros. Uma dica? Deixar esses itens ao sol antes da utilização, repetindo a medida com travesseiros.

2017-03-20T08:00:10-03:00 20/03/2017|BEM-ESTAR, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário