Muitos indivíduos têm reclamado que estão se sentindo mais cansados na quarentena, apesar de parecer um pouco contraditório, visto que não estão realizando atividades cansativas como ficar preso no trânsito ou usar transporte público. Contudo, há uma explicação para essa sensação de esgotamento causada pelo isolamento social. 

Existe o cansaço físico, que está relacionado ao esforço necessário para realizar as atividades diárias, que é mais sentindo quando fazemos exercícios físicos, sendo que é necessário descansar para repor as energias. Já o cansaço mental pode ser mais impactante que o físico, e está relacionado ao esforço mental necessário para realizar determinadas tarefas, bem como pode exaurir nossas energias mais profundamente. Aliás, o cérebro consome 20% das nossas energias, o que é muita coisa considerando que equivale a somente 2% de nossa massa corporal. 

O estresse é o responsável por essa sensação de esgotamento mental causado pela quarentena. Isso acontece porque nossa rotina mudou repentinamente, o que por si só causa muito estresse. Assim como o tempo de isolamento ainda não foi o suficiente para que o cérebro se adapte a nova rotina. Visto que, o organismo humano pode levar até 3 meses para se adequar a mudanças extremas, situação vivenciada por muitas pessoas nesse momento de quarentena. 

Falta de luz solar prejudica o sono durante a quarentena

A ansiedade é outro aspecto negativo do isolamento social, já que interfere na qualidade do sono, mesmo quando o indivíduo dorme mais. Além do mais, a inércia do sono é um efeito negativo desse sono desregulado, já que deixa a pessoa meio grogue durante o dia. Geralmente, ela dura de 15 a 20 minutos depois que despertamos, mas durante a quarentena muitas pessoas estão experimentando o prolongamento dessa sensação. 

Alimentação saudável na quarentena

A falta de luz solar é mais um contratempo que deixa os indivíduos mais cansados durante o isolamento social. Pois, substituir a luz solar pela artificial obtida através da televisão, lâmpada, tela do celular e computador é prejudicial, visto que interfere no relógio biológico e na produção de melatonina, hormônio responsável pela sensação de sono. Logo a bagunça criada pela ausência de sol aumenta a sensação de cansaço. 

Manter uma rotina com horário para despertar, estudar, trabalhar, comer e lazer. Assim como praticar atividade física em casa também ajuda a reduzir o cansaço e estresse nesse momento tão delicado.

Entenda como a quarentena altera a rotina em: https://bityli.com/ewjH3