Puberdade precoce

A puberdade é uma fase da vida do jovem. Todas as crianças passarão por ela a caminha da vida adulta. Nessa etapa da vida começam a acontecer algumas mudanças físicas no corpo e na parte emocional. Para ambos os sexo o crescimento dos órgãos sexuais é normal, bem como o aparecimentos de pelos pubianos e axilares. Os meninos também contam com o surgimento de pelos no rosto e voz mais grossa. E as meninas vem a menarca, a primeira menstruação.

<<Leia também: Autocuidado – Como você ensina isso para seus filhos?>>

A puberdade é normal, uma fase que todos devem passar. No caso dos meninos, entre 12 e 14, podendo se prolongar até os 18 anos, e no caso das meninas entre 8 e 13, podendo também se prologar até os 18 anos.

A puberdade precoce

Apesar de ser normal algumas crianças tem desenvolvido essas mudanças muito antes do esperado. Geralmente antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 nos meninos. Nesse caso, o corpo passa a desenvolver, mas a mente ainda é de criança. Nos meninos, os sintomas da puberdade precoce incluem testículos e pênis alargados, voz grossa e pelo facial, muitas vezes acima do lábio superior. Já as meninas podem ter o desenvolvimento da mama e o primeiro período menstrual adiantado.

Causas da puberdade precoce:

Para Dra. Ana Lucia Dias Paulo, uma das principais causas do surgimento da puberdade precoce mora na alimentação que as crianças consomem. “As causas mais prováveis para o surgimento da puberdade precoce é, 1 o consumo excessivo de alimentos industrializados com grande quantidade de hormônios. 2 o uso prolongado de medicamento hormonais. E 3 o uso de plástico.” Comenta.

<<Leia também: Alimentação saudável também é boa para saúde mental>>

Segundo a médica, o plástico contém os disjuntores endócrinos, substâncias químicas que interferem no sistema hormonal, afetando a saúde e o meio ambiente. Além dos fatores citados, a ciência aponta que tumores ou tratamentos com quimioterapia ou radioterapia podem desenvolver a puberdade precoce.

Tratamento

Não existe um tratamento seguro para quem já está no processo. Mas Dra. Ana explica que podemos melhorar a condição. “Orientamos uma mudança na alimentação evitando o consumo de alimentos processados e industrializados, com alto índice de hormônios, a diminuição do uso de plásticos e eliminando o uso de medicamentos com hormônios. Dessa forma, com uma vida mais saudável, evitando o sedentarismo, melhoramos a qualidade de vida dessa criança”, explica Dra. Ana Lucia Dias Paulo.

Porém para retardar que a puderdade precoce surja, além das dicas citadas, os pais ou responsáveis devem ficar atentos às crianças, mantendo as consultas periódicas com o pediatra e realizando os exames que o médico pedir.

 

Veja o vídeo que a Dra. Ana Lucia Dias Paulo gravou sobre o tema. 

https://www.facebook.com/SimiliaHomeopatiaDrAriovaldoeDraAnaLucia/videos/357122462900360

2022-03-24T10:39:49-03:00 21/03/2022|CRIANÇAS, DICAS, SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário