Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?

É comum as pessoas confundirem alergia ao leite de vaca com intolerância à lactose, pois ambas provocam reações parecidas no organismo. Então hoje o Blog Homeopatia e Saúde da Clínica Similia explica a diferença e agir diante de ambas.

imagesA lactose é o principal carboidrato do leite. Não só do leite de vaca, mas o de outros mamíferos como os de cabra, ovelha, etc. e, inclusive, o leite humano. E a intolerância à lactose é uma reação adversa a esses alimentos. No corpo a intolerância à lactose é a diminuição da absorção da lactose ingerida, isso é, a lactose permanece nas células intestinais, provocando fermentação, gerando gazes e vários ácidos e, consequentemente, incomodo.

Já a alergia é à proteína do leite de vaca, não exclusivamente à lactose, podendo ser à algum outro carboidrato da cadeia proteica do leite, como caseína ou albumina. E no organismo a reação é o aumento de imunoglobulinas liberadas por todo o corpo, a reação é semelhante a quem sofre uma picada de abelha, por exemplo.

A Dra. Ana Lucia Dias Paulo explica que a alergia ao leite é a alergia alimentar mais comum nos primeiros anos de vida. “Apesar de, entre as alergias alimentares, ser a mais comum entre crianças de zero a dois anos, a alergia ao leite pode ocorrer em qualquer faixa etária, pois depende de fenômenos imunológicos do corpo humano”, expõe Dra. Ana Lucia, pediatra homeopata.

A importância do aleitamento materno

Intolerancia-à-lactoseA lactase é a enzima intestinal que transforma a lactose em energia, e o gene responsável por sua produção já é encontrado no corpo do bebê a partir da oitava semana de gestação. Sua atividade máxima ocorre ao nascimento. Por isso, quanto mais cedo a pratica do aleitamento materno, mais pronto estará este organismo para ter contato com o leite. O indicado é que o aleitamento seja feito já nas primeiras horas pós-parto, se possível ainda na sala de parto, seja qual for o tipo escolhido, vaginal ou cirúrgico (cesariana). A Dra. Ana explica o porquê o aleitamento materno deve ser o mais cedo possível:

“Deve-se amamentar o quanto antes, pois se demorado, percebe-se que todo estimulo orgânico e metabólico poderá ser retardado, ficando comprometido o metabolismo digestivo deste bebê”, explica a pediatra.

Quando a criança deixa de mamar, ocorre uma redução expressiva na produção da lactase (a enzima intestinal). Na maioria dos seres humanos isso ocorre por volta dos 24 meses, ou seja, por volta de 2 anos de idade a criança praticamente não produzem mais lactase para promover a transformação da lactose em energia.

Devemos deixar de consumir alimentos lácteos?

downloadComo explicado anteriormente, a lactase deixa de ser produzida em quantidades suficientes no organismo humano por volta dos 2 anos de idade. Mas os seres vivos estão em constante adaptação ao meio, assim como estudou Darwin. Como o consumo de alimentos lácteos e derivados vem se perpetuando há gerações, o organismo humano se ajustou a estas conduções de exigência metabólica e faz a digestão da lactose mesmo com quantidades bem reduzidas da lactase.

Porém, toda esta adaptação metabólica pode gerar muitos transtornos orgânicos, que se perpetuam ou simplesmente persistem inalterados ou ampliados na fase adulta da intolerância a lactose.

“Me parece que mais cedo ou mais tarde o mamífero humano terá que ser desmamado de todo tipo de leite, alguns poderão manter um controlado consumo dos derivados do leite, enquanto outros terão que retirar de suas dietas totalmente o leite e derivados”, completa Dra. Ana Lucia.

intolerancia-lactoseApesar do leite ser uma boa fonte de cálcio, ele não é a única. Podemos encontrar cálcio de fácil absorção nos vegetais verdes escuros, que podem ser consumidos crus ou cozidos, nos cereais, principalmente integrais, e em algumas leguminosas como feijões.

Porém, o grande responsável pela absorção do cálcio seja proveniente de fonte animal ou vegetal, retirando-o dos intestinos e levando-o até o tecido ósseo, são os raios ultravioleta do sol.

“Bastam 10 minutos de sol, preferencialmente pela manhã entre 7 e 9 horas ou a tarde, já com menor força entre 15 e 17 horas, e com alguma parte do corpo exposta, sejam os braços ou as pernas sem vestimenta ou bloqueadores. Isso é necessário para garantir uma boa reserva diárias de cálcio para toda vida. É absolutamente necessário para os bebes, para as crianças e também os adultos em qualquer idade”, diz Dra. Ana.

 

  Intolerância à lactose Alergia à leite
O que é: Diminuição da absorção da lactose ingerida Aumento de imunoglobulinas liberadas por todo o corpo
Reações Fermentação, gerando gazes e vários ácidos e, consequentemente, incomodo Semelhante a quem sofre uma picada de abelha,
O que fazer? Aconselha-se a exclusão completa da lactose da dieta. Aconselha-se a exclusão completa da lactose da dieta.

Lembrando que a homeopatia pode ajudar, pois trata o indivíduo como todo, e não apenas um aspecto, mas que o recomendado é procurar um médico de confiança pra saber como agir.


Gostou? Então comente nosso texto. Qual tema gostaria de ver aqui?


Assine nossa newsletter e receba por e-mail nossas novidades. Acesse “assine” no topo da página, do lado direito.

2015-08-31T16:17:44-03:00 31/08/2015|BEM-ESTAR|0 Comentários

Deixar Um Comentário