Vai uma vitamina?

Quem já não ouviu a recomendação “toma uma vitamina”? Ela não poderia ser mais acertada! A ingestão de vitaminas, na alimentação ou na forma de comprimidos, é um dos fatores essenciais na manutenção da saúde.

Há 12 tipos especialmente importantes para o nosso organismo: A, as do complexo B,  vitaminas C, D, E, K, Biotina e o Ácido Fólico.

Agora que você já sabe quais são as vitaminas fundamentais para a sua saúde, conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

frutas

VITAMINA A (RETINOL)

Favorece o crescimento e é responsável pela manutenção de muitas funções importantes do organismo. Sabe-se que está em falta quando notamos visão deficiente à noite, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas, estresse.

É encontrada nos seguintes alimentos: cenoura, espinafre, batata-doce, couve, alface, ovos, fígado, peixe, queijos gordurosos, leite, manteiga, escarola e salsa.

VITAMINA B (TIAMINA)

Auxilia as células na produção de combustível para que o corpo possa viver. Está sentindo nervosismo, irritação, fadiga, depressão, dores no abdômen e no peito, sensação de agulhadas e queimação nos pés, perda do tato? Pode ser evidência de falta de Tiamina!

Para regularizar, consuma arroz integral, cereais integrais, pão integral, ervilha, nozes, feijão, fígado, rins, carne de porco, peixes e gema dos ovos.

VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)

Protege o sistema nervoso e favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas. Se notar rachaduras nos cantos da boca, estomatite, coceira e ardência nos olhos, sensibilidade excessiva à luz, pele seca, depressão, letargia e histeria aumente a ingestão de cereais em grão, levedura de cerveja, leite, queijo, ovos e fígado.

VITAMINA B3 (NIACINA)

Encontrada no fígado, em aves, nozes, leguminosas, peixes, carnes magras, cereais integrais e enriquecidos, a vitamina B3 protege o fígado, a pele, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo. Ajuda a regular a taxa de colesterol no sangue.

Sinais de falta: fadiga, irritabilidade, insônia, dor de cabeça, depressão nervosa, diarréia e dermatite.

VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO)

Fadiga, baixa produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar geral podem indicar a deficiência de Ácido Pantotênico, conhecido com Vitamina B5. Encontrada no fígado, em cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha, controla a capacidade de resposta do corpo ao estresse. Ajuda no metabolismo das proteínas, gordura e açúcares.

VITAMINA B6 (PIRIDOXINA)

Favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.

Sinais de falta: dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, náusea, nervosismo. É encontrada na carne de porco, vísceras, germe de trigo, aveia, cereais em grão, arroz integral, banana, batata, leguminosas, aveia, aves e atum.

VITAMINA B12 (COBALAMINA)

Essencial ao sangue e ao funcionamento do sistema nervoso, a Cobalamina, ou vitamina B12, é encontrada em: leguminosas, cereais integrais, fígado, carne de porco, peixes, leite e derivados. Anemia, fraqueza, palidez, tonturas, depressão e diarréia são indícios de sua falta no organismo.

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)

Encontrada na laranja e acerola, no limão, abacaxi, mamão, manga, caju, pimentão e nas verduras, a Vitamina C previne gripes, fadiga, fraqueza muscular e infecções. Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sangüíneos.

Você pode perceber que ela está em falta quando aparecem feridas que demoram a cicatrizar, hemorragia, dentes moles, perda de peso, dores nas juntas, gengivas inflamadas.

VITAMINA D (CALCIFEROL)

A vitamina D, ou Calciferol, fixa o cálcio e o fósforo nos ossos. É encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, peixes de água salgada e óleo de fígado de peixe, e ativada quando ficamos expostos ao Sol.

Sinais de falta: raquitismo, nascimento tardio de dentes mal formados que caem logo, envelhecimento precoce.

VITAMINA E (TOCOFEROL)

Vital para todos os tecidos e para o sangue, a vitamina E também tem fama de vitamina “afrodisíaca”. O consumo de germe de trigo, nozes, amêndoas, semente de girassol, margarina, cereais em grão, verduras, peixes, carnes e leite garante a porção diária ao organismo.

VITAMINA K

Age como fator importante na coagulação do sangue, evitando hemorragia. É encontrada: fígado, vegetais de folhas verdes (espinafre, couve-flor, repolho), leite, tomate, arroz integral, ervilha e óleos vegetais.

ÁCIDO FÓLICO (FOLACINA)

Especialmente indicado para as mulheres que estão pensando em engravidar, o ácido fólico contribui para o crescimento e formação de células do sangue. Está diretamente relacionado às unhas, cabelo, medula óssea, sistema imunológico e células vermelhas.

Além de unhas e cabelos em mau estado, anemia, diarréia, memória fraca, indigestão, insensibilidade nas mãos e nos pés e língua inflamada são sinais de deficiência dessa substância no organismo. A reposição pode ser feita com o consumo de vegetais folhosos verdes, vísceras, leite, ovos, cogumelos, ervilha, nozes, pão integral, feijão e fígado.

BIOTINA (EX-VITAMINA H)

A Biotina age diretamente na formação da pele e indiretamente na utilização dos hidratos de carbono (açúcares e amido) e das proteínas. Atua sobre todas as células vivas. Fígado de galinha ou boi, rim, gema de ovo, leguminosas (amendoim), farinha de soja e cereais – com exceção do trigo – são as melhores fontes de Biotina.

Quer saber se está em falta no seu corpo? Observe queda de cabelo, náuseas, vômitos, perda do apetite, anemia, insônia, problemas cardíacos, fraqueza, depressão.

2014-03-20T13:43:55-03:00 20/03/2014|SAÚDE|0 Comentários

Deixar Um Comentário