A pesquisa científica em homeopatia é realizada considerando a Ética na Pesquisa em Seres Humanos, que precisa atender a Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012, do Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde. Documento que determinas alguns atributos que precisam fazer parte de todos os estudos: justiça, equidade, beneficência, autonomia, não maleficência, entre outros. Uma vez que tem como objetivo garantir os direitos e deveres dos voluntários.

Ainda, as premissas da epidemiologia clínica clássica são utilizadas em homeopatia para aumentar a qualidade dos estudos epidemiológicos em homeopatia, sempre respeitando a episteme homeopática.

Princípios da Episteme Homeopática

Não existe homeopatia sem individualização do medicamento, pois, somente um remédio escolhido corretamente vai ser capaz de tratar os sintomas apresentados pelo indivíduo. Afinal, não existe outra forma de se trabalhar com homeopatia.

Logo, é fundamental a descrição minuciosa dos medicamentos que mais se assemelham aos sintomas apresentados, para que outra pessoa consiga entender o que foi feito e duplicar os procedimentos realizados.

Então individualização das doses, tempo de consulta, duração do estudo, eventos adversos verificados e avaliação quali-quantitativa, são itens que precisam fazer parte do relatório de pesquisa científica para justificar os resultados observados. Por exemplo, se uma piora no sintoma foi somente uma piora e, não uma consequência do agravamento da doença.

Leia também: Homeopatia – Tratamento médico integral

Na pesquisa cientifica homeopática os aspectos subjetivos (emocional-psíquico), que já fazem parte de análise em homeopatia de todas as consultas médicas, independente de ser um estudo. Também são analisados e catalogados nos relatórios do estudo.

Pesquisa empírica

Ou pesquisa de campo, tem como propósito validar algum contexto através de observações, experimentos e coletas de dados. Muito utilizada em trabalhos acadêmicos (monografia, dissertações e teses).

Pedagogia, Psicologia, Comunicação, Ciências sociais, História, Economia, Ciências biológicas e Antropologia são as áreas do saber que mais utilizam a pesquisa empírica. Visto que questionar teorias, entender os fenômenos sociais e encontrar respostas para os diversos desafios enfrentados pela sociedade é o que essas pesquisas pretendem compreender.

O Blog Homeopatia e Saúde é um espaço informativo da Clínica Similia Homeopatia de qualidade em São Paulo – próximo da Av. Paulista, filiada ao Dr. Ariovaldo Ribeiro e a Dra. Ana Lucia Dias Paulo. Saiba mais sobre os tipos de pesquisas empíricas em: https://bityli.com/JQ0s7